activo circulante, capital circulante, activo de curto prazo, activo variável

A regra do equilíbrio financeiro mínimo não permite assegurar o equilíbrio financeiro global da empresa. Com efeito, a simples igualdade entre os valores do activo circulante e do passivo circulante não garante a inexistência de rupturas dado que ignora a natureza e a velocidade de rotação dos elementos componentes do capital circulante e a natureza e calendarização dos prazos de vencimento do passivo circulante.

(http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=541)

A PT procedeu à eliminação de cerca de 71 milhões de contos quer do activo de curto prazo quer do passivo de curto prazo, rectificando, assim, as contas relativas ao primeiro trimestre de 2001.

A mesma adiantou que esta operação não tem qualquer impacto na situação patrimonial da empresa.

A PT justifica a rectificação pelo facto de no processo de consolidação não terem sido eliminados valores a receber pela PT das suas subsidiárias correspondentes a pagamentos de IRC a efectuar pela PT ao Estado, visto que a tributação do lucro consolidado é da responsabilidade da empresa mãe PT.

(http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=827799)

O Activo é um conceito contabilístico que representa o conjunto de todos os bens e direitos, tangíveis ou intangíveis, detidos por um determinado indivíduo ou organização, e a que pode ser atribuído um valor monetário.

O Activo pode ser repartido em Activo Fixo e em Activo Variável:

O Activo Fixo, representa o conjunto de bens e direitos que, pelas suas características permanecem na posse da organização durante um longo período de tempo, tais como terrenos, instalações, equipamentos, direitos de utilização de espaços, marcas ou tecnologias, propriedade industrial e intelectual, participações financeiras de longo prazo, entre outros (em termos contabilísticos corresponde aos bens e direitos classificados nas rubricas de imobilizações corpóreas, incorpóreas e financeiras).

O Activo Variável representa o conjunto de bens e direitos que estão na empresa com o objectivo de serem convertidos em meios monetários tais como as existências, as dívidas a receber, os depósitos bancários, entre outros.

(http://www.notapositiva.com/dicionario_gestao/activo.htm)