passivo não-monetário, passivo não monetário

A administração do passivo é feita segundo o critério de que quanto mais fixo for o compromisso, menor será o risco de que as obrigações bancárias sejam cobradas, além de se levar em conta o custo dessas obrigações, que é dado pela taxa de juro paga pelos bancos sobre [os] seus passivos. Esta escolha dos bancos define o componente endógeno da oferta de moeda da economia, uma vez que os depósitos à vista constituem o passivo monetário, e os depósitos a prazo e os papéis emitidos (commercial papers, por exemplo) definem o passivo não-monetário dos bancos. Por conseguinte, a determinação pelos bancos da composição [dos] seus passivos altera o montante de liquidez criado na economia.

(http://www.redem.buap.mx/word/marcelo1.doc)

Dada a estrutura (...) de uma autoridade monetária (de maneira simplificada), o passivo monetário (base monetária) somado ao passivo não monetário deve ser igual ao total do activo. Sendo o activo representado basicamente pelas reservas internacionais, empréstimos líquidos ao Tesouro e empréstimos a bancos, toda a vez que um destes itens sofrer aumento, a base monetária (...) também deve aumentar, considerando que o passivo não monetário não sofra alteração.

(http://www.sapientia.pucsp.br/tde_arquivos/10/TDE-2006-05-11T07:40:24Z-2050/Publico/Dissertacao%20Jose%20Eduardo%20Pimentel%20de%20Godoy%20Junior.pdf)