fluidez

O conceito de mercado na ciência económica está associado ao conceito de bem económico. No modelo concorrencial cada um dos bens económicos tem apenas um mercado (v.g. mercado de bens alimentares de origem agrícola, dos refrigerantes, dos gravadores de vídeo). Sempre que um bem tem vários mercados, deixa de se atender ao tipo dos bens que os constituem. Perde-se a fluidez. Deixa de haver homogeneidade dos produtos, que apresentam diferenciação de qualidade e de marca, do mesmo modo que desaparecem a mobilidade e a informação completa. A proliferação das marcas nos mercados contemporâneos conduz ao facto de a ausência de fluidez dar lugar ao que designamos por concorrência monopolística. Tudo o que perturbe a percepção clara da homogeneidade dos produtos ou dos factores de produção no mercado impedirá que se manifestem os efeitos da concorrência de preços. Compreende-se, pois, a importância da fluidez como requisito essencial no funcionamento da concorrência.

(http://www.lis.ulusiada.pt/cursos/bolonha/ciclos_2007_2008/direito/1_ciclo/docs/capitulo_8_2007_2008.pdf)