O piggy-back é uma forma de cooperação comercial que permite a uma empresa (normalmente de grande dimensão), que disponha de uma rede
de comercialização nos mercados externos, colocar a sua infraestrutura de vendas à disposição de outra (frequentemente de pequena dimensão),
em determinadas condições (pagamento de uma comissão ou direito de entrada). Esta modalidade facilita o acesso de pequenas e médias empresas
a mercados externos de difícil acesso, através da sua própria marca, aproveitando a rede de comercialização de uma grande empresa. Para
que as possibilidades de êxito aumentem é desejável que os produtos a comercializar pela pequena ou média empresa sejam complementares aos
da grande empresa (por exemplo, vestuário e calçado), para evitar oportunismo de ambas as partes e viabilizar o alargamento da gama de
produtos a comercializar. Por outro lado, os benefícios desta modalidade para a PME são facilmente reconhecíveis, designadamente o valor reduzido
do investimento, a rapidez no acesso ao mercado e a obtenção de informação sobre a situação e evolução daquele.
(http://www3.eeg.uminho.pt/economia/nipe/docs/2005/NIPE_WP_16_2005.pdf)
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