spin-off, spin off, spinoff, empresa spin-off, empresa spin off, empresa spinoff

Podem ser sócios proponentes de uma spin-off da U.Porto as seguintes pessoas, desde que exerçam funções na U.Porto:

a) Docentes;

b) Investigadores;

c) Funcionários;

d) Outros agentes;

e) Estudantes;

Nas empresas spin-off da U.Porto podem participar, além das pessoas referidas no nº 1 do presente artigo, outras pessoas singulares ou colectivas, ligadas ou não à U.Porto. (...)

Aprovado o projecto de constituição de empresa spin-off, a U.Porto poderá contribuir para a actividade da empresa:

a) Participando no capital social, nos casos da alínea a) do artigo 2º;

b) Concedendo licenças sobre patentes, modelos de utilidade, desenhos ou modelos industriais ou outros títulos de propriedade industrial, mediante remuneração;

c) Autorizando a utilização de instalações, laboratórios ou outros meios da U.Porto;

d) Autorizando a colocação no logótipo da empresa do logótipo spin-off U.Porto, de acordo com o manual de imagem aprovado pela U.Porto.

(http://sigarra.up.pt/up/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=2681&pv_cod=22aa6aaaId8a)

A Empreende Portugal é uma spin off da Companhia que visa a promoção do empreendedorismo em Portugal (...), [distribuindo] no mercado nacional [um] know-how único.

São conteúdos com uma forte componente prática, como testes de perfil, jogos de gestão online e orientados para o desenvolvimento de competências no domínio do 'saber-fazer' e para a aplicabilidade de conceitos relacionados com o empreendedorismo e a inovação.

(http://www.companhiapropria.pt/newsDetalhe.php?id=1)

A Ciengis - Sistemas de Controlo Avançado, Lda é uma start-up tecnológica na área de controlo automático, que pretende contribuir para o desenvolvimento e inovação industriais dotando as empresas de processos com sistemas de controlo que lhes permitam um aumento de desempenho e de competitividade. É uma spinoff da Universidade de Coimbra que foi distinguida no Concurso de Ideias de Negócio promovido pela Agência de Inovação.

(http://www.hotfrog.pt/Empresas/Ciengis-Sistemas-De-Controlo-Avancado-Lda)

De um modo geral, os direitos sobre as invenções efectuadas pelo pessoal docente e investigador da FEUP, no exercício das suas actividades contratuais com a Faculdade , devem ser transferidos para a FEUP após a sua revelação, com a provisão adequada para uma apropriada partilha dos proveitos que forem gerados. (...)

A comercialização de uma invenção pode assumir diferentes formas: empresa spin off, ou licenciamento (que inclui a modalidade de um "royalty" continuado).

(http://www.fe.up.pt/si/web_base.gera_pagina?p_pagina=18582)

O produto insere-se no contexto do I&D (Investigação e Desenvolvimento) efectuado na Universidade do Porto por entidades inventivas (alunos ou docentes), geralmente investigadores, e surge da necessidade de organizar, acelerar, desburocratizar e de melhor gerir o processo de registo de patentes e tecnologia bem como a criação de empresas spinoffs.

Um diagrama que exemplifica o processo de registo de patentes e tecnologia, dando lugar a uma eventual criação de uma empresa spinoff, apresenta-se de seguida:



Invenção -> Declaração de Interesse -> Entrevista -> Aplicação -> Aprovação -> Registo de Patente



(http://twiki.fe.up.pt/bin/view/ERSS0708/Grupo1-Relat%C3%B3rioRequisitos)