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A rede Multibanco está com problemas um pouco por todo o país, com alguns terminais a nem sequer funcionarem. A SIBS, a empresa responsável pela manutenção da rede, avisou que o problema só deverá estar resolvido dentro de algumas horas.

A rede Multibanco está a apresentar problemas em várias partes do país, sendo que alguns dos terminais não estão a funcionar, ao passo que outros estão com serviços reduzidos.

Questionada pela TSF, a empresa responsável pela manutenção da rede Multibanco explicou que uma situação de serviços reduzidos implica a não ligação em tempo real com os bancos.

Em comunicado enviado para a TSF, a SIBS confirmou a existência deste problema, tendo explicado que na origem deste está uma sobrecarga de informação no sistema que começou a provocar problemas nas operações em caixas Multibanco e nos terminais de vários estabelecimentos comerciais.

(http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1007546)

O sistema que gere a rede multibanco tem estado com quebras de serviço que foram originadas pelo elevado número de levantamentos e transfarências bancárias devido ao subsídio de Natal, disse fonte oficial da SIBS à Lusa.

"Devido ao facto de muitos portugueses terem hoje recebido o subsídio de Natal, registou-se um pico ao nível da rede inteira - levantamentos, pagamentos e transferências -, que levou a uma quebra nos níveis de serviço", afirmou fonte oficial da SIBS, a empresa que gere a rede multibanco em Portugal, à Lusa.

(http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=398463)

Com a recente legislação que permite cobrar taxa pelo pagamento de compras com cartão, a associação de defesa do consumidor marca posição contra a cobrança da "taxa Multibanco".

O mote foi dado pela transposição da directiva sobre serviço de pagamentos para a legislação nacional, que permite aos comerciantes cobrarem uma taxa pelo uso do cartão de débito ou crédito. A DECO reagiu imediatamente e propôs à Assembleia da República criar legislação para impedir a cobrança da taxa no Multibanco.

O funcionamento actual do Multibanco é justo para todos: bancos, comerciantes e consumidores. Enquanto sistema único detido por praticamente todos os bancos, é diferente do que existe noutros países europeus, onde vários sistemas concorrem entre si (por exemplo, utilizadores de uma rede pagam taxa quando levantam dinheiro através de outra). A DECO não aceita o atropelo destes princípios por directiva comunitária e alerta: o uso do Multibanco já é pago pelo consumidor na anuidade do cartão. O novo modelo de serviço de pagamentos serve para melhorar e não prejudicar países com legislações mais avançadas e boas práticas comprovadas, como o nosso.

(http://www.deco.proteste.pt/cartoes-e-cheques/deco-contra-taxa-no-multibanco-s577511.htm)