kwanza, cuanza, kwanza angolano, cuanza angolano, kwanza de Angola, cuanza de Angola, AOA

Evite comprar grandes peças de artesanato fora das lojas oficiais, já que as mesmas têm de levar um selo (no valor de 50 kwanzas) que é obrigatório apresentar no dia do embarque.

Não precisa de trocar dinheiro em moeda local, porque poderá pagar praticamente tudo em dólares (pode é receber o troco em kwanzas). Gaste todos os kwanzas antes de partir, dado que é proibido exportar a moeda local e os montantes encontrados podem ficar retidos no aeroporto.

(http://www.janelanaweb.com/viagens/luanda.html)

O caos e a desordem instalaram-se no mercado financeiro angolano. O anúncio, pelo governador do Banco Nacional de Angola, (...) de uma hipotética mudança da moeda parece estar na origem da brutal subida dos preços dos serviços e mercadorias. A inflação disparou esta semana, em consequência da injecção de biliões de cuanzas no mercado paralelo, por parte de poderosos empresários privados. Em duas semanas a moeda nacional já perdeu 60% do seu valor e a queda continua.

(http://primeirasedicoes.expresso.clix.pt/ed1403/i-primeira.asp)

As demonstrações financeiras do Banco de Fomento Angola são previamente re-expressas para euros de acordo com os princípios do IAS 29 - Relato Financeiro em Economias Hiperinflacionárias: o ganho ou perda na posição monetária líquida é incluído nos resultados do exercício, na rubrica ganhos e perdas em operações cambiais; os activos e passivos não monetários são reavaliados de acordo com o índice geral de preços, determinado com base na evolução da cotação do Kwanza Angolano face ao Euro.

(http://rep.bancobpi.pt/RepMultimedia/getMultimedia.asp?channel=Multimedia%20-%20RI%20-%20AGAs%20-%202006&content=RelContas2005_NotasContas)

O cuanza angolano foi posto em circulação após a independência de Angola, sendo as primeiras notas datadas de 1976, embora só tenham sido emitidas em 1977.

(*)

Actualmente, com excepção das moedas Kwanza de Angola (AOA), Dinar Sérvio (RSD) e Dobra de S. Tomé e Príncipe (STD), que têm cotação contra o Euro, as restantes moedas têm subjacente as cotações do dólar dos Estados Unidos (USD) (...).

(http://apl1.bportugal.pt/EstatisticasWeb/MetadataItens/DDEDA/WCAB_taxas_cambio_euro_outras_moedas_PT.htm)

As primeiras moedas de cuanza de Angola tinham valores faciais entre os 50 lwei e os 100 cuanzas. Curiosamente, emitiram-se algumas moedas sem data de emissão, sendo que todas elas continham uma inscrição com a data da independência do país, 11 de Novembro de 1973.

(*)