Ir de carro até Marrocos é sempre uma boa opção, essencialmente para
os mais aventureiros (...). A ligação a África pode ser feita
através de um dos ferries que liga Tarifa, no Sul de Espanha, a Tânger.
Esta é a ligação mais fácil (dura cerca de 40 minutos); cada
passagem de ida e volta custa €52 sem automóvel; e por cada veículo
terá de pagar um suplemento de cerca de €150 (...).
A moeda [é o] dirham marroquino (1 euro equivale a cerca
de 11 dirhams). Podem trocar-se euros, dólares, ou cheques de viagem
em qualquer casa de câmbio do país. Nas principais cidades,
nomeadamente em Marraquexe e Ouarzazate, há máquinas para
levantamento automático.
(http://www.rotas.xl.pt/1106/200.shtml)
O dirham de Marrocos foi introduzido em 1960. Veio substituir o franco como unidade monetária principal, mas até 1974 ambas as divisas continuaram a circular.
(*)
A pobreza absoluta e relativa agrava-se em Marrocos ou está a diminuir?
Em primeiro lugar, no que se refere à pobreza absoluta, de acordo com as estatísticas nacionais bastante recentes,
a proporção dos indivíduos que vivem abaixo do limiar nacional de pobreza teria passado de 19% em 1992-93 para 13% em 2001.
Sendo o limiar nacional de pobreza expresso pelo rendimento de 1687 dirham marroquinos (MAD) mensais por família
em meio rural e de 1745 em meio urbano, a proporção dos pobres reduziu-se de 16.5% em 1994 para 14.2% em 2004. Com efeito,
se se considerar o PIB real per capita a preços de 1980, pode-se notar que passou de 3438 MAD em 1980 para 5484 MAD em 2005,
ou seja, uma melhoria de 60% em 25 anos.
(http://www4.fe.uc.pt/ciclo_int/docs/oulhaj.pdf)
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