movimento bancário, movimento

Através de cartões multibanco contrafeitos, dois homens apoderaram-se de mais de 50 mil euros em levantamentos indevidos. Na sua posse a Polícia Judiciária (PJ) encontrou 123 cartões, correspondentes a outras tantas pessoas lesadas. Foram detidos, mas depois de presentes a tribunal estão em liberdade com a obrigatoriedade de apresentações diárias no posto policial da área da residência.

Na posse dos detidos estavam 123 cartões contrafeitos e os movimentos bancários realizados ascendem a mais de 50 mil euros. Segundo a PJ, o prejuízo efectivo é superior a 20 mil euros.

(http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1637730)

Quando estiver a efectuar um pagamento nunca deve perder o seu cartão de vista e deve estar atento a que este seja utilizado num único equipamento.

No momento do pagamento, ao introduzir o código secreto, deve proteger a digitação do olhar de terceiros.

Após confirmar o valor e efectuar a digitação do código secreto, não deve permitir que repitam a operação sem que o terminal apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida. Exija sempre um talão comprovativo da operação, guarde-o até conferir os movimentos no extracto bancário; se verificar movimentos que não efectuou, contacte imediatamente a entidade emissora do cartão.

(http://www.sibs.pt/pt/faqs/)