marketing de rede, marketing multinível

O Marketing de Rede é totalmente diferente, porque ninguém ganha dinheiro pela entrada ou saída de pessoas, mas sim pela movimentação de produto. São comissões pagas por conta das movimentações de produto, exactamente como o comércio tradicional. Quando um produto chega a uma loja, já foram pagas comissões a várias pessoas: ao produtor, aos distribuidores, custos pagos pelo consumidor final. Nas empresas de Marketing de Rede, a grande diferença é que o produto sai da fábrica directamente para o consumidor, através de um só distribuidor.

(http://www.universidade-autonoma.pt/noticia.asp?id=16)

Nas vendas directas tradicionais, o vendedor só ganha comissão sobre suas próprias vendas enquanto [que] no Marketing Multinível, o vendedor/distribuidor ajuda outros vendedores/distribuidores, formando uma equipa. Neste caso para além de ganhar sobre as suas próprias vendas, ele receberá também comissões pelas vendas realizadas por esses vendedores/distribuidores por ele patrocinados.

(http://www.lr-portugal.com/faq.html)