mercado, praça

Com efeito, os produtos televisivos não produzem lucro financeiro directo, mas limitam-se a induzir mais-valias publicitárias mediatas. Por isso, só reduzindo o mercado ao lucro é que se pode tornar incompatível o serviço público com o mercado. Se é verdade que o serviço público, para ser eficaz, tem de ter bons produtos, também é verdade que ele tem de submeter esses produtos ao sufrágio dos espectadores, numa lógica que se torna inevitavelmente concorrencial.

(http://www.lxxl.pt/babel/biblioteca/servi.html)

De repente, instalou-se uma atmosfera de medo na praça. O que vai ser dos nossos centros de decisão, de competência, de excelência e outros que tais, face à invasão estrangeira? Como podemos ainda resistir à tomada dos nossos principais sectores de actividade pelo capital internacional? Para muitos, a resposta está na alma lusa, no patriotismo económico. Querem-nos conquistar? Ergueremos muralhas para proteger o que resta!

(http://www.negocios.pt/default.asp?SqlPage=Content_Opiniao&CpContentId=242277)