leilão de taxa única, leilão holandês

As operações realizadas em Janeiro e Fevereiro, foram conduzidas sob a forma de leilão de taxa única (ou seja, a colocação foi integralmente realizada à taxa marginal), enquanto as operações realizadas a partir de Março assumiram a forma de leilões de taxa múltipla (as taxas de colocação correspondem às taxas propostas para cada montante pelas instituições de crédito).

(http://www.fd.uc.pt/CI/CEE/pm/LegPT/Rel%20BP_99.pdf)

A primeira operação de refinanciamento de prazo alargado será anunciada em 12 de Janeiro de 1999. A decisão de colocação da operação será divulgada em 13 de Janeiro de 1999 e a liquidação terá lugar em 14 de Janeiro de 1999. O Conselho do BCE decidiu hoje que esta operação será realizada sob a forma de leilão de taxa variável, utilizando um procedimento de leilão de taxa única.

(http://www.bportugal.pt/euro/ecbcom/1998/22_12_98/rates_p.htm)

Operações reversíveis de cedência de liquidez através de leilão de taxa variável ? O BCE cede liquidez ao mercado através de operações reversíveis organizadas por um procedimento de leilão a taxa variável (...)

- Se o procedimento de colocação for o do leilão holandês (taxa única), a taxa de juro aplicada aos montantes colocados é de 3.05%.

- Se o procedimento de colocação for o do leilão americano (taxa múltipla), diferentes montantes são colocados a taxas diferentes. Exemplificando para o Banco 1: recebe 5 milhões de euros à taxa de 3.07%; 5 milhões de euros à taxa de 3.06% e 4 milhões de euros à taxa de 3.05%.

(http://www4.fe.uc.pt/mapsd/slides_capVII_pe_0506.ppt)