Há diferenças básicas entre as duas coisas. O novo comércio
electrónico é espontâneo,
interactivo, muito mais generalizável, mais barato de arrancar, e
inclui a criação de
um verdadeiro mercado digital aberto, onde os compradores se encontram
com os vendedores,
sem a necessidade de estabelecer uma relação prévia.
(http://www.janelanaweb.com/digitais/walid1.html)
Todos os manuais de vendas referem que aquele que tem um produto ou solução para vender deve partir do princípio que o
cliente apenas compra o que quer ou precisa ou para que tem orçamento. Assim, o comercial deve estar atento às
necessidades do cliente, aos projectos em que está envolvido e que estão a decorrer na empresa, às oportunidades que estes
representam, às sugestões que lhe pode fazer de melhoramento ou mudança, tendo por objectivo alcançar os objectivos
dele, mas "colocando" os seus produtos "na banca".
A relação entre os dois constrói-se a partir da confiança que o comercial demonstrar ter nas suas soluções
e na forma como o transmite ao cliente, sendo uma relação de simbiose e não um parasitismo. O cliente tem que perceber
claramente quais as mais valias do produto ou serviço, bem como que contributo positivo estes têm para a resolução do
problema. Só assim o cliente vai confiar na solução que lhe está a ser proposta e, consequentemente, no comercial.
(http://www.tintadigital.com/centro-de-informacao/artigos/guia-do-comercial.html)
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