túnel

A Estação do Rossio, com o famoso túnel, foi considerada a maior obra de engenharia do século XIX.

Com o comprimento de 2.600 metros, o túnel foi quase todo escavado por entre rocha calcária. O maciço rochoso garante, por si, a solidez da obra e a parede à vista é, na sua grande parte, apenas um revestimento. São muito escassos os elementos disponíveis relativos a pormenores construtivos. No entanto, a não ser uma referência a grandes pressões do terreno do lado esquerdo, entre os km 0,360 e 0,390 que obrigaram a reforçar a entivação, não se encontram referências a dificuldades que não se possam considerar normais. (...) A linha é via dupla e o perfil transversal do túnel é constituído por uma abóbada circular de 4,00 m de raio assente sobre pés direitos de 2,00 m de altura, acima do nível dos carris. Tem portanto 8,00 m de largura por 6,00 de altura, até ao fecho da abóbada.

O revestimento da galeria tem uma espessura média indicada no projecto original igual a 0,80 m, sendo de alvenaria de tijolo na abóbada e de alvenaria de tijolo ou de pedra nos hasteais.

(http://www.ocomboio.net/PDF/refer/refer_cadinfo_rossio2008.pdf)