parede meia, parede-meia, parede comum

Ao longo de todo o concelho da Praia da Vitória, podemos contemplar um vasto património arquitectónico antigo onde ainda se conservam belas formas de construções dos séculos XVIII e XIX.

Segundo Maria Alice Borba Dias, in ILHA TERCEIRA - ESTUDO DE LINGUAGEM E ETNOGRAFIA, a "casa rural terceirense" - erguida em cerrados confinantes com estradas, canadas e até mesmo atalhos - alicerça uma das empenas sobre a via pública e faz correr a frontaria pela propriedade rural dentro, delimitada do terreno por um estreito pátio rectangular, de muro baixo que chamam varanda e ao qual dá acesso uma pequena porta ou cancela.

Disto resulta as casas ficarem isoladas umas das outras, a metros de distância e com as fronteiras viradas tanto quanto possível ao quadrante leste, de forma a serem iluminadas e aquecidas pelo sol nascente.

Próximo da Igreja paroquial o aglomerado populacional é mais denso e as casas são geralmente de dois pisos, "casas de alto e baixo", e paredes meias.

(http://cm-praiadavitoria.azoresdigital.pt/Default.aspx?Module=Artigo&ID=271)

Na sala, a parede que dá para a varanda e a parede-meia com a cozinha apresentavam manchas de humidade, o rodapé e as aduelas das portas, junto ao chão, apresentavam-se inchados e torcidos, como efeito de absorção de humidade (...).

(http://www.dgsi.pt/jtrl.nsf/33182fc732316039802565fa00497eec/40e9d34191d4f56e802571ae00367974?OpenDocument)

Nos planos de pormenor e nos loteamentos que obriguem a obras de urbanização, para além dos estudos de impacto ambiental previstos na legislação, deverão ser respeitados os seguintes condicionamentos: (...)

c) Na ausência de plano de pormenor aprovado, a altura máxima de qualquer corpo do edifício não poderá ultrapassar um plano a 45º, definido a partir de qualquer dos lados do lote, com um máximo de 7 metros, com excepção de instalações técnicas devidamente justificadas;

d) O afastamento das edificações aos limites do lote deve ser superior a 8 metros, excepto nos casos de unidades com uma parede comum (...).

(http://www.cm-vvrodao.pt/artigo/1115205359pdm.pdf)