junta

Mastique vedante plástico de base aquosa com resinas acrílicas. Seca em contacto com o ar. Especialmente formulado para a vedação de juntas em interiores, juntas de construção com pouco movimento e reparação de fissuras em paredes e tectos pintáveis. Aderente sobre vários suportes.

Usos típicos

Na construção:

- Juntas madeira-parede

- Juntas de betão e cimento (...).

(http://cinweb.cin.pt/CIN/Qualidade/GestTecDec.nsf/0/b25609edb7da493d8025708b005327f3/$FILE/00-205.pdf)

Todas as paredes interiores são erguidas utilizando perfis metálicos colocados sobre um canal de base e recebendo outro no topo. Algumas paredes, tais como as que recebem o apoio de vigas ou aquelas que recebem cargas maiores nos pisos superiores, são sustentadas por perfis de maior espessura. São também preparados os aros das portas interiores utilizando canais como ombreiras. Todos estes componentes metálicos são fixos com parafusos galvanizados o que garante a elasticidade da estrutura em caso de sismo. Após a colocação da canalização e da distribuição de corrente eléctrica, telefónica e de televisão, todas as paredes recebem as mantas de lã de rocha nos espaços entre perfis sendo depois aparafusadas as placas de gesso cartonado cobrindo totalmente as estruturas.

Nas juntas entre as placas é aplicada a pasta de juntas por meio de espátulas estreitas e seguidamente é colocada a cinta de juntas sobre ela. Após secagem, é dada uma primeira mão de pasta de juntas mais larga e, posteriormente, uma segunda ainda mais larga. Nas intersecções de paredes e esquinas é aplicada a cinta guarda-vivos que, devido às duas lâminas de chapa galvanizada, garante a protecção das arestas. A aplicação desta cinta é realizada de forma semelhante à descrita anteriormente para as juntas. Uma vez perfeitamente seco o tratamento de juntas e de esquinas, a parede fica pronta para decorar admitindo qualquer tipo de acabamento.

(http://www.termo-steel.com/termosteel_pt/construccion/interior.htm)