arco em ogiva, arco de ogiva, arco ogival, arco quebrado, arco apontado

Anexo ao edifício da Sé está colocado o túmulo de João Gordo.

João Gordo foi cavaleiro da Ordem de S. João de Malta e almoxarife de D. Dinis, antes da sua morte, em 1333, mandou esculpir o túmulo onde viriam a descansar os seus restos mortais.

O citado túmulo construído em calcário de portunhos (pedra da Batalha) assenta no dorso de quatro leões e num arco em ogiva encimado por uma cornija com cães lavrados. As faces do túmulo em alto relevo representam a última ceia, o calvário e a coroação de Nossa Senhora.

(http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=1)

ANTIGA ALBERGARIA

Construção muito simples, onde se salientava o portal rodeado por um arco de ogiva, de grande singeleza. Situa-se também na rua Henrique Calado.

O edifício teria sido dos poucos que escaparam à destruição do terramoto de 1755.

(http://www.eb1-albufeira-n1.rcts.pt/monumentos.htm)

O templo apresenta uma planta simples, composta por dois pequenos corpos rectangulares, nave e ábside, construídos com silharia bem aparelhada, onde se identificam inúmeras siglas de canteiro . Entre os elementos arquitectónico-decorativos relevam: o portal ocidental sem colunas nem capitéis, com lintel superficialmente decorado com arcos e losangos, sobrepujado por fresta cuja abertura interior é formada por arco ogival e colunelos decorados; o triedro do portal meridional, com arco ogival fechando tímpano liso de silhares, apoiados em lintel onde se gravou uma "apotropaica" serpente (...).

(http://www.geira.pt/arqueo/html/sitio75.html)

A fachada principal é delimitada por um soco saliente, por cunhais e por uma cornija que acompanha as águas da cobertura e "dobra" nos extremos, formando capitéis sobre os cunhais e insinuando um frontão triangular. No vértice superior assenta uma cruz de pedra e na vertical dos cunhais assentam pináculos. Tem uma única porta, axial, ladeada por janelas; estes três vãos têm as molduras rematadas em arco quebrado.

(http://www.inventario.iacultura.pt/smiguel/ribeira-grande-fichas/22_169_5.html)

O acesso ao interior faz-se ao nível do primeiro piso, a partir de uma escada em pedra, localizada na fachada virada ao pátio. O portal é de arco apontado, onde se observam vestígios de encaixe para os eixos laterais da porta.

(http://www.cm-ansiao.pt/turismo/patrimonio_civil_11.asp)