trapezóide, trapezoidal, trapeziforme

A instalação das bacias é rápida e fácil. Os volumes do reservatório podem ser calculados a partir das áreas de contornos, da área do fundo/declives laterais trapezóides, do reservatório integrado da câmara subterrânea com betonagem de pedra opcional, ou com entrada manual. Pode ainda combinar os tipos de reservatórios.

(http://web.ist.utl.pt/~hugo.monteiro/sttei/?ss=129)

Outro dos exemplos no campo da habitação é o edifício que a AFA projectou para o Largo do Rato, em Lisboa, com uma planta irregular que se aproxima da forma trapezoidal, composto por seis pisos enterrados, um piso de entrada e sete acima do solo. A principal característica deste edifício é o facto de se encontrar, grande parte, em consola, não estando em contacto com o solo ao nível do piso 1 numa vasta área do seu desenvolvimento em planta.

(http://www.aecops.pt/pls/daecops2/!aecops_web.show_page?action=show_news&p_sessao=&xcode=16701919)

Para a necrópole visigótica de El Carpio del Tajo (Torrijos, Toledo), B. Sasse-Kunst observou que todas as covas são trapeziformes e que a extremidade mais larga das mesmas se orienta a oeste e a estreita, a leste (Sasse, 2000, p. 9). Esta orientação leste-oeste no processo de enterramento é também muito vulgar na maioria das sepulturas romanas das igrejas-necrópoles do Sul de Espanha.

(http://www.ipa.min-cultura.pt/pubs/RPA/v10n1/folder/275-288.pdf)