calçada portuguesa, calçada de vidraço à portuguesa

A calçada portuguesa constitui uma forma tradicional de tratamento do espaço urbano que, assumindo valor estético genuíno, não pode deixar de ser considerada como uma verdadeira manifestação da cultura nacional. No entanto, esta forma tradicional de revestimento artístico de passeios conhece actualmente algumas dificuldades de sobrevivência, quer devido à obtenção da matéria-prima, quer devido à mão-de-obra, cada vez mais rara.

Apesar destas limitações, todavia, a calçada portuguesa continua a ser um elemento fundamental da nossa paisagem urbana, com uma procura crescente nas últimas décadas, tanto em espaços públicos como nas construções privadas.

(http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=7668)

A calçada portuguesa está em "péssimo estado" e, apesar de ser um ex-libris que embeleza ruas e praças de Lisboa, a sua sobrevivência é cada vez mais difícil devido à falta de mão-de-obra qualificada.

As obras na cidade e os automóveis estacionados nos passeios têm também contribuído para o mau estado da calçada portuguesa, [o] que suscita milhares de reclamações dos lisboetas. (...)

Esta situação levou o Governo a aprovar em 2003 uma resolução sobre a calçada à portuguesa que visa, entre outras propósitos, [quer] o incentivo e a promoção da formação de todos os trabalhadores técnicos envolvidos na manutenção da calçada de vidraço à portuguesa, quer no exercício da profissão de calceteiro.

(www.rtp.pt/index.php?article=195302&visual=16)