óxido de cálcio, cal viva, cal virgem

Fazendo variar os parâmetros da reacção no processo industrial, de forma controlada e reprodutível, obtêm-se diferentes graus de Óxido de Cálcio, adequados a diferentes aplicações.

O Óxido de Cálcio é um sólido que pode apresentar-se sob a forma de pó, de granulado de várias granulometrias, ou "em pedra", quando proveniente de processos de fabrico artesanais.

(http://wvw.guianet.pt/lusical/oc_apresent.html)

O estudo preliminar já realizado permitiu verificar que:

- nas argamassas preparadas com cal viva extinta com areia (12-B e 12-B1), o processo de maturação mais longo da cal tem uma influência positiva na plasticidade das argamassas, evitando a junção de muita água durante a execução das mesmas, o que contribui para melhorar as suas características mecânicas e de capilaridade;

- as aplicações em obra de argamassas de cal em pasta e de cal em pó e os ensaios laboratoriais dessas argamassas não mostraram diferenças significativas de comportamento; contudo, a cal em pasta tem a grande vantagem de ser um ligante que não perde qualidades com o armazenamento, comparativamente com a cal aérea em pó.

(http://conservarcal.lnec.pt/pdfs/Patorreb-GM_vf.pdf)

Cal comum

É uma mistura de areia e cal que preenche os vazios entre os blocos ou tijolos, cimentando-os. A cal pode ser de dois tipos: a cal virgem e a cal hidratada. A primeira, para ser usada, deve passar por um processo de hidratação; enquanto que a segunda pode ser comprada pronta.

(http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/ralmeida/MC_ficheiros/Trabalhos%20te%C3%B3rica/Grupo%20G%20-%20Argamassas%20para%20a%20constru%C3%A7%C3%A3o.pdf)