oleoduto, pipeline

A CLC - Companhia Logística de Combustíveis, SA foi criada em resposta à necessidade de realojar as operações petrolíferas que eram realizadas em Cabo Ruivo, sendo entretanto imperativo movê-las devido à organização da Expo 98. (...)

As instalações da CLC compreendem o Parque de Aveiras (em Aveiras de Cima) e o oleoduto (e respectiva estação de bombagem), que liga esse mesmo parque à refinaria de Sines. O oleoduto está projectado para um movimento anual de 4.000.000 tons.

O oleoduto tem 147 km e transporta todos os produtos armazenados no Parque, sequencialmente, numa ordem destinada a garantir a qualidade dos produtos.

(http://www.bp.com/sectiongenericarticle.do?categoryId=4003653&contentId=51125)

Neste caso, tem vindo a ser afirmado que a construção dos pipelines, destinados ao transporte do petróleo bruto e do gás natural, entre Angarsk e Nakhodka, com uma linha de ligação a Daqing (China), constituiria a opção que melhor defende os interesses nacionais russos, dado que permitiria estimular e desenvolver economicamente a Sibéria Oriental e o Extremo Oriente. Data do Verão do ano 2001, o Acordo Estratégico estabelecido entre a Rússia e a China, referente à construção de 2.400 km de pipeline, com custos orçamentados em 1,7 biliões de dólares, aguardando a decisão quanto ao comprador final do produto no Extremo Oriente.

(http://www.galpenergia.com/galp+energia/portugues/academia+energia/quem+e+quem...+as+organizacoes/diversos/organizacoes/paper24_2.htm)