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Em Espanha é possível comprar biodiesel, misturado com combustível fóssil, em mais de 250 gasolineiras. Em Portugal, também é possível adquirir biodiesel, mas em menor número de postos de abastecimento. Durante a guerra colonial, há trinta anos, viaturas pesadas portuguesas Berliet-Tramagal já utilizavam óleo de palma como combustível, dadas as dificuldades de reabastecimento das zonas mais remotas no interior de Angola.

(http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=43483)

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza apresenta hoje, em conjunto com a Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira no Seixal, um processo que permite tratar os óleos de fritar usados para posterior utilização como substituto do gasóleo.

Esta solução consiste na transformação dos óleos vegetais usados em biodiesel, através de um processo químico de transesterificação. O biodiesel assim produzido pode substituir o consumo de gasóleo numa percentagem não superior a 20% em unidades de produção mais simples, podendo em unidades mais sofisticadas ser produzido um biocombustível que substitui na íntegra o gasóleo.

(http://www.energiasrenovaveis.com/html/canais/noticias/noticias0103.asp)

Este Decreto-Lei estabelece os mecanismos necessários para promover a colocação no mercado de quotas mínimas indicativas de biocombustíveis e outros combustíveis renováveis, em substituição dos combustíveis fósseis. (...)

Para efeitos do diploma, são biocombustíveis (combustíveis líquidos ou gasosos para transportes, produzidos a partir de biomassa), nomeadamente, o bioetanol, o biodísel, o biogás, o biometanol, o bioéter dimetílico, o bio-ETBE, o bio-MTBE, os biocombustíveis sintéticos, o bio-hidrogénio e o óleo vegetal puro produzido a partir de oleaginosas.

(http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Conselho_de_Ministros/Comunicados_e_Conferencias_de_Imprensa/20060119.htm)

Biogasóleo, uma alternativa ao gasóleo obtida a partir de uma série de óleos vegetais por transesterificação e conhecida por FAME (éster metílico de ácidos gordos). O biogasóleo mais utilizado na Europa é o éter metílico de semente de colza (RME). O CEN (Comité Europeu de Normalização) definiu uma norma FAME e um produto que respeita os critérios CEN já é aceite até 5 % nos veículos a gasóleo. A produção de FAME a partir de fontes de culturas (tais como a semente de colza) só recentemente foi suficiente para responder à procura, tirando partido de incentivos fiscais específicos.

(http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_LC_27728_1_0001.htm)

(...) 50 % dos veículos com motor a gasolina propostos para venda na Europa em 2009 poderão funcionar com uma mistura de gasolina e etanol. Finalmente, todos os motores diesel da gama estarão aptos, na mesma data, a funcionar com uma taxa de 30% de diester (diester é um combustível obtido a partir de óleo vegetal ou animal)», (...).

(http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=675240)

[A] transesterificação é um processo químico que consiste na separação da glicerina dos óleos vegetais para a obtenção do biodiesel (éster metílico). O processo inicia-se juntando o óleo vegetal (éster de glicerina) com álcool metílico (ou metanol) e ainda um catalisador (Sódio ou Hidróxido de Potássio) para acelerar o processo. Após a reacção obtém-se a glicerina (sub-produto muito utilizado na industria farmacêutica, cosmética e alimentar) e o éster metílico ou Biodiesel.

(http://www.energiasrenovaveis.com/html/energias/bio_tecnologias.asp)

Biodiesel, o que é?

(...) Combustível composto de mono-alquilésteres de ácidos graxos de cadeia longa, derivados de óleos vegetais ou de gorduras animais e designado por B100.

(http://www.abcdoambiente.com/index.php?option=com_content&task=view&id=255&Itemid=91)

O pedido diz respeito à aplicação de uma isenção parcial do imposto especial de consumo (Imposto Interno sobre o Consumo de Produtos Petrolíferos - IIPP) a favor dos ésteres metílicos de óleos vegetais (EMOV) incorporados no fuelóleo doméstico e no gasóleo, bem como dos derivados de álcool etílico (DAE) cuja componente álcool é de origem agrícola, incorporados nos combustíveis super e nas gasolinas.

(http://eur-lex.europa.eu/smartapi/cgi/sga_doc?smartapi!celexplus!prod!CELEXnumdoc&numdoc=52001PC0744&lg=pt)