Deve esclarecer-se, porém, que a enorme corrida lançada desde há poucos anos pela UE e pelos EUA, se centra
quase exclusivamente no biodiesel e no bioálcool (bioetanol), produzidos a partir de intensas e
extensas produções agrícolas, expressamente pensadas para esse efeito, e que obrigam ao derrube de vastas florestas,
e à afectação de grandes quantidades de terrenos agrícolas, com o objectivo de os utilizar como combustíveis
alternativos à gasolina e ao gasóleo no sector dos transportes, particularmente nos veículos automóveis.
É importante reter que apenas uma pequeníssima parte do biodiesel e do bioálcool de que tanto se
fala, é produzida a partir de resíduos agrícolas, industriais ou urbanos (óleos alimentares usados), e [isso]
sim, seria uma forma racional de produzir combustível. E, também é necessário esclarecer, que a ideia de que
estas produções (de cardos, por exemplo) pode ser feita exclusivamente em terrenos pobres e semidesérticos,
que não serviriam à produção alimentar, está muito longe da realidade.
(http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=29695&Itemid=390)
De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), os Estados Unidos aplicam uma taxa de 2,5 por
cento mais 0,54 dólares por galão (3,785 litros) sobre o álcool combustível brasileiro.
Na semana passada, os empresários do sector pediram ao presidente brasileiro para negociar a redução da
taxa com o governo norte-americano.
O Brasil produz cerca de 17 mil milhões de litros anuais de etanol de cana-de-açúcar e planeia elevar a
produção para 30 mil milhões de litros em cinco anos.
(http://www.rtp.pt/index.php?article=273290&visual=16)
Este protótipo já foi revelado no certame de Estocolmo, e entra para a história da indústria por ser o primeiro híbrido que não regista
emissões de dióxido de carbono (CO2).
Para o conseguir a unidade 2.0 BioPower utiliza um carburante especial - o E100 - composto totalmente por etanol,
estando o motor associado a um sistema eléctrico.
(http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=19&t=535)
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