bioetanol, bioálcool, álcool combustível, E100

Deve esclarecer-se, porém, que a enorme corrida lançada desde há poucos anos pela UE e pelos EUA, se centra quase exclusivamente no biodiesel e no bioálcool (bioetanol), produzidos a partir de intensas e extensas produções agrícolas, expressamente pensadas para esse efeito, e que obrigam ao derrube de vastas florestas, e à afectação de grandes quantidades de terrenos agrícolas, com o objectivo de os utilizar como combustíveis alternativos à gasolina e ao gasóleo no sector dos transportes, particularmente nos veículos automóveis.

É importante reter que apenas uma pequeníssima parte do biodiesel e do bioálcool de que tanto se fala, é produzida a partir de resíduos agrícolas, industriais ou urbanos (óleos alimentares usados), e [isso] sim, seria uma forma racional de produzir combustível. E, também é necessário esclarecer, que a ideia de que estas produções (de cardos, por exemplo) pode ser feita exclusivamente em terrenos pobres e semidesérticos, que não serviriam à produção alimentar, está muito longe da realidade.

(http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=29695&Itemid=390)

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), os Estados Unidos aplicam uma taxa de 2,5 por cento mais 0,54 dólares por galão (3,785 litros) sobre o álcool combustível brasileiro.

Na semana passada, os empresários do sector pediram ao presidente brasileiro para negociar a redução da taxa com o governo norte-americano.

O Brasil produz cerca de 17 mil milhões de litros anuais de etanol de cana-de-açúcar e planeia elevar a produção para 30 mil milhões de litros em cinco anos.

(http://www.rtp.pt/index.php?article=273290&visual=16)

Este protótipo já foi revelado no certame de Estocolmo, e entra para a história da indústria por ser o primeiro híbrido que não regista emissões de dióxido de carbono (CO2). Para o conseguir a unidade 2.0 BioPower utiliza um carburante especial - o E100 - composto totalmente por etanol, estando o motor associado a um sistema eléctrico.

(http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=19&t=535)