Em primeiro lugar, existe um grande desconhecimento sobre o GPL por parte dos consumidores.
A segurança, ligada ao suposto perigo de explosão, "é um verdadeiro mito. Todo o sistema é anti-retorno,
ou seja, mesmo num caso de furo, que é muito caro, o sistema bloqueia", afirmou (...) o empresário de
montagem de aparelhos de autogás. (...)
Outro dos "mitos" criados é a falta de postos de abastecimento. Embora a rede seja bastante mais
reduzida relativamente aos combustíveis tradicionais, existem cerca de 200 bombas GLP espalhadas
pelo País. Além disso, os carros equipados para o GPL ficam sempre com o reservatório a gasolina,
podendo ser movidos a um ou a outro combustível, consoante a opção do condutor.
(http://dn.sapo.pt/2005/09/05/suplemento_negocios/mitos_lobbies_e_leis_travam_adesao_g.html)
O Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) é um dos produtos petrolíferos que se obtém directamente
por destilação do petróleo. Os Gases de Petróleo Liquefeitos são hidrocarbonetos em C3 e C4 e
suas misturas. São gasosos em condições normais de temperatura e de pressão e mantidos no estado líquido
elevando a pressão ou baixando a temperatura. Os mais comuns são o propano e o butano, gases mais densos
que o ar, pelo que tendem a ocupar as zonas mais baixas em caso de serem libertados para a atmosfera.
(http://press.galpenergia.com/galpmedia/vpt/produtoseservicos/gas/gpl/)
GPL-Auto ou Autogás é um combustível automóvel amigo do ambiente, económico e seguro, constituído
por gás propano. Actualmente circulam em Portugal cerca de 40.000 automóveis a GPL-Auto e mais de 3
milhões na Europa.
(http://www.galpenergia.com/Galp+Energia/Portugues/Produtos+e+Servicos/na+estrada/combustiveis/GPL+Auto/GPLAuto.htm)
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