Num motor Diesel a combustão ocorre devido à auto-inflamação das gotas de gasóleo que se evaporam dentro dos cilindros.
(http://www.xl.pt/autopedia/motores/ciclo_combustao.shtml)
A combustão controlada é utilizada em largos sectores da sociedade contemporânea. O aquecimento em edifícios provém
directamente da queima de combustíveis gasosos, líquidos ou sólidos em caldeiras, ou, indirectamente, da energia eléctrica produzida
em centrais termoeléctricas, que queimam combustíveis fósseis. A generalidade dos modos de transporte actuais recorrem, quase
exclusivamente, à combustão como fonte energética através da queima de combustíveis em motores de combustão interna ou
turbinas a gás. Uma grande variedade de processos industriais envolvem, igualmente, a queima de combustíveis em fornos e caldeiras,
tais como as indústrias do ferro, aço, alumínio, vidro, cimento e cerâmica, entre outras. Para além da acção fundamental que a
combustão desempenha no fabrico de produtos, importa igualmente realçar a sua importância no fim do ciclo de vida daqueles,
por força do tratamento dos resíduos através da incineração. A par dos seus inúmeros benefícios, a combustão contribui também
fortemente para a degradação ambiental, em particular para o efeito de estufa e a destruição da camada de ozono, por via dos vários
poluentes emitidos para a atmosfera.
(http://www.dem.ist.utl.pt/ste/Comb_STE.html)
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