central solar fotovoltaica, central fotovoltaica

Portugal vai ter a maior central solar fotovoltaica do mundo. O projecto, a instalar na zona de Serpa, representa um investimento de 75 milhões de dólares (cerca de 60 milhões de euros) e resulta da iniciativa de duas empresas norte-americanas e uma portuguesa.

Com uma potência de 11 megawatts e 52 mil módulos fotovoltaicos, a nova unidade de produção de energia solar vai permitir fornecer electricidade a oito mil lares portugueses e permite poupar mais de 30 mil toneladas anuais de emissões de gases com efeito de estufa, quando comparada com uma produção equivalente a partir de combustíveis fósseis.

(http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economia/portugal_ter_megacentral_solar.html)

O grupo espanhol de construção (...) vai investir 200 milhões de euros na maior central fotovoltaica do mundo, situada em Moura, actualmente em construção, anunciou hoje a empresa. O negócio implica a compra de 100% da Amper Solar, até agora controlada pelo município.

Em comunicado hoje emitido, a [empresa] (...) dá conta de que foi "seleccionada para construir e explorar a central solar fotovoltaica de 62 MW nas proximidades da localidade de Moura".

(http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=282518)