quilohertz, kilohertz, kHz

[Em 1906 ] o ' Alternador Alexanderson' é entregue à estação de Fessendon's. Na Véspera do Natal de 1906 transmite voz e música para os surpresos operadores de navios. Transmite em 42 Quilohertz com a potência de 1 quilowatt. A programação inclui uma voz feminina cantando alegremente uma canção de Natal, um solo de violino por Fessenden, e um convite para fazer a reportagem de recepção.

(http://www.aminharadio.com/radio/radio_datas)

Dos diversos tipos de onda de radiação, a que nos interessa agora mais para este tema é a da radiofrequência, a qual tem início quando se atingem escassos milhares de ciclos por segundo, ou seja, é expressa em unidades de mil hertz por segundo às quais se convencionou chamar kilohertz (KHz).

Em frequências mais elevadas, isto é, quando se atingem os milhares de kilohertz, ou seja, milhões de ciclos por segundo, passamos a associar estas frequências a uma outra unidade de medida, o megahertz (MHz) (...).

(http://arla.radio-amador.net/artigo1.htm)

(...) na Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Geórgia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguizistão, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão e na Ucrânia, a faixa de 14-17 kHz está também atribuída ao serviço de radionavegação, com estatuto primário. (...)

As estações dos serviços aos quais estão atribuídas as faixas de 14-19,95 kHz e 20,05-70 kHz e na Região I, também as faixas de 72-84 kHz e 86-90 kHz podem transmitir frequência-padrão e sinais horários. A tais estações deve ser garantida protecção contra interferências prejudiciais. Na Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bulgária, Geórgia, Cazaquistão, Moldávia, Mongólia, Usbequistão, Quirguizistão, Eslováquia, República Checa, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão e na Ucrânia, as frequências 25 kHz e 50 kHz serão usadas com esta finalidade sob as mesmas condições.

(http://www.gddc.pt/siii/docs/dec2A-2004.pdf)