hertz, Hz, ciclo por segundo, ciclo/s

A região das ondas de rádio estende-se desde alguns hertz até aproximadamente 10 elevado a 9 Hz (comprimento de onda de muitos quilómetros até mais ou menos 30 cm).

(http://nautilus.fis.uc.pt/wwwfi/hipertextos/espectro/hiper_espectro_rad.html)

A velocidade do relógio de sistema de um computador é medida como frequência ou número de ciclos por segundo. Um oscilador de quartzo controla a velocidade de relógio. Quando uma tensão é aplicada ao quartzo, ele vibra a uma determinada frequência. A oscilação emana do cristal na forma de corrente alterna na proporção da harmónica do cristal. Esta corrente alterna é o sinal do relógio. Um computador trabalha a milhões destes ciclos por segundo, pelo que a sua velocidade é medida em megahertz (MHz), isto tendo em linha de conta que um Hertz é igual a um ciclo por segundo.

(http://www.ipca.pt/prof/anabais/arq/slides/arq%2003-04%20Barramentos.pdf)

Então, o sinal telefónico resultante - tornado comum e norma -, em termos da sua resolução segundo as frequências, caracteriza-se por ocupar uma faixa de 300 Hz (ou ciclo/s) a 3400 Hz (ou ciclo/s) - ou de 0,3 KHz (ou 0,3 Kciclo/s) a 3.4 KHz. Ou seja, as frequências mais baixas do que 300 Hz e as mais altas do que 3400 Hz são enfraquecidas de tal forma que, para efeitos práticos - os efeitos de serem percebidas pelos ouvidos dos utentes -, não "existem" nem no sinal telefónico transmitido nem, porque, claro, não foram transmitidas, no sinal acústico - a fazer de sinal de voz - saído do auscultador, à recepção.

(http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=3154)