OBJECTIVOS PEDAGÓGICOS DA DISCIPLINA DE FÍSICA II
Os objectivos pedagógicos, apresentam-se na óptica do formando e integram e são definidos, em termos
das capacidades de natureza cognitiva, em termos das competências funcionais e em termos de atitudes:
- Descrever com rigor conceitos, leis e fenómenos do domínio da Estrutura e Transporte da Matéria,
da Termodinâmica e da Óptica e aplicações.
- Planear, elaborar e executar procedimentos conducentes a objectivos experimentais e tecnológicos
assumidos na área da Engenharia.
- Relacionar os conhecimentos da Termodinâmica e da Óptica na resolução de situações concretas
ligadas à actuação nas áreas da Física, das Engenharias das Ciências Biomédicas, do Ensino das Ciências.
- Manusear de forma perspectivada equipamentos, dispositivos e componentes termofísicos, assegurando
a sua cuidada e correcta utilização.
Resolver exercícios e questões problemáticas nos domínios da Termofísica e Termodinâmica e
Aplicações, realizando cálculos e estimativas, usando expressões, grandezas e tabelas.
(http://www.unl.pt/guia/2007/fct/ciencias-de-engenharia-de-materiais.371/uc-3649.2)
A Física tem essa importância porque se ocupa de praticamente tudo o que nos rodeia, detendo-se nas leis
que regem a natureza, isto é, nas relações entre energia, matéria, luz, calor e movimento. Assim, por ter
uma área de actuação tão ampla e também por motivos históricos e didácticos, essa ciência está dividida
em vários campos: mecânica, óptica, termologia, acústica, eletromagnetismo e física moderna.
(http://w3.ualg.pt/~jlongras/As-caracteristicas-da-profissao-do-fisico.html)
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