canal de restituição, canal de descarga

Quando se tratar de aproveitamentos hidroeléctricos, deverão ainda ser apresentados os seguintes elementos:

(...) Definição das características aproximadas dos seguintes elementos: barragem (tipo, altura acima das fundações e desenvolvimento pelo coroamento), área da bacia hidrográfica relativa ao local da barragem, capacidade da albufeira, tipo de exploração da albufeira, tomada de água, canal com eventuais obras de arte, câmara de carga, conduta forçada, casa das máquinas, canal de restituição, descrição da ocupação e utilização actual dos terrenos a montante, devendo ser também definidas as características da obra a executar para garantir o ciclo biológico dos peixes usuais na linha de água.

(http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_LN_6168_1_0001.htm)

A barragem disporá de descarga de fundo/tomada de água de 700 mm de diâmetro, com 47 m de desenvolvimento, implantada na margem direita. A mesma será manobrada a partir da torre de manobra, ligada ao coroamento, e equipada com uma válvula mural de 700 mm, a montante, e de seccionamento de 300 mm, a jusante.

Como órgão de segurança de superfície, será construído um descarregador labirinto com um desenvolvimento total de 50,00 m. O descarregador ficará implantado na margem esquerda na zona do encontro da barragem com o terreno natural. O canal de descarga fará a ligação à mesma linha de água, a jusante da barragem do Sobral.

(http://www.iambiente.pt/IPAMB_DPP/docs/RNT908.pdf)