carvão térmico, carvão-vapor, carvão para produção de vapor

Entre os parceiros da FutureGen Alliance, criada em 2005, encontram-se a (...) PPL, que controla cerca de 11,5 mil Mw nos EUA e distribui electricidade a mais de 5 milhões de clientes na Pennsylvania, Reino Unido e América Latina; a Rio Tinto Energy America, sediada no Wyoming, que fornece cerca de 6% da electricidade do país, através de 5 minas de carvão que opera na costa oeste; a Southern Company Services, com 4 milhões de clientes e cerca de 40 mil Mw, 50% dos quais baseados em carvão, e líder regional do sudeste americano, com base em Atlanta; e a Xstrata Coal, de Sydney, o maior exportador mundial de carvão térmico, com 30 minas na Austrália, África do Sul e Colômbia.

(http://dpp.pt/gestao/ficheiros/cenarios7.pdf)

O carvão acompanhou com atraso as subidas dos outros combustíveis fósseis mas a tendência parece sustentável devido à crescente procura de carvão térmico e siderúrgico. Causa: aumento da produção e consumo de aço; produção de electricidade e carburantes; progresso das tecnologias «limpas» (redução da emissão de CO2).

(http://semanal.expresso.clix.pt/2caderno/economia/artigo.asp?edition=1752&articleid=ES221250)

Vendido num mercado internacional concorrencial, o preço do carvão importado apresenta uma estabilidade incomparável em relação aos outros produtos energéticos importados. Por exemplo, a amplitude de variação dos preços do carvão-vapor foi de 16 dólares (entre 54 dólares/tec e 38 dólares/tec) em 10 anos (1986-1996).

(http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=%22carv%C3%A3o-vapor%22&meta=cr%3DcountryPT)

Aos conversores de energia baseados em dispositivos de queima do carvão para produção de vapor acrescentaram-se depois outros conversores cada vez mais eficazes. Esse foi o segundo passo da Revolução Industrial, que se deu na passagem do século XIX ao XX com o surgimento e a generalização do uso de motores eléctricos, fundados na energia hidráulica. O terceiro passo corresponde ao desenvolvimento e difusão, depois da Primeira Guerra Mundial, dos motores a explosão que utilizam combustíveis de petróleo.

(http://eumatil.vilabol.uol.com.br/revolucoes.htm)