corrente contínua, CC, corrente directa

Para minimizar o conteúdo harmónico o inversor de corrente é comandado através da técnica de modulação de largura de impulsos (PWM). Esta técnica permite mudar os harmónicos gerados pela comutação dos interruptores para frequências elevadas, simplificando assim a sua filtragem. Simultaneamente o PWM permite regular a amplitude da componente fundamental, evitando que a fonte de corrente contínua que alimenta o inversor tenha necessidade de ser controlada.

(http://paginas.fe.up.pt/~cjr/Mestrado/Cap_4%20-%20Conversao%20de%20corrente%20continua%20em%20alternada%20.pdf)

Tal como já foi referido (...), para reduzir as perdas energéticas no transporte de energia eléctrica é necessário elevar o valor da tensão. Posteriormente à distribuição dessa energia eléctrica aos consumidores, é necessário voltar a baixar essa tensão. Para isso utilizam-se transformadores elevadores e abaixadores de tensão, de construção bastante simples e com um bom rendimento. O processo de reduzir e aumentar a tensão em CC é bastante mais complexo, embora comecem a aparecer, hoje em dia, sistemas de electrónica de potência capazes de executar essa tarefa (embora com limitações de potência).

(http://ave.dee.isep.ipp.pt/~malves/PubDid/ABC_CECA.PDF)

A célula de corrosão

A corrosão metálica é causada pelo fluxo de corrente directa de uma parte da superfície metálica para outra. Este fluxo de corrente directa causa a perda de material no ponto onde se verificam as descargas de corrente no ambiente envolvente (oxidação ou reacção anódica).

A protecção ocorre no ponto onde a corrente retorna à superfície do metal (redução ou reacção catódica). A taxa de corrosão é proporcional ao aumento da corrente de corrosão. Um ampere de corrente directa remove aproximadamente 10 quilogramas de ferro num ano. Desta forma, a resposta à questão, onde ocorre a corrosão, está no ambiente envolvente no qual o metal se encontra exposto, ou seja, para a corrosão acontecer terão que se encontrar reunidas condições propícias à sua propagação.

(http://www.grundfos.pt/web/HOMEPT.NSF/Webopslag/CAMO-59ZE2M)