Gray, Gy

Os materiais intensamente radioactivos tendem a ter "meias-vidas" curtas, enquanto que os menos radioactivos podem ter "meias-vidas" de milhares de anos.

Nos reactores nucleares e durante ensaios com armas nucleares são produzidos materiais de "meia-vida" curta, ou seja, fortemente radioactivos.

A radioactividade é medida pela frequência à qual as desintegrações radioactivas têm lugar na substância. As unidades que a expressam são Curie (c), rad, Gray (Gy), Sievert (Sv) e Becquerel (Bq).

(http://www.ageneal.pt/content01.asp?BTreeID=00/01&treeID=00/01&newsID=9)

Diferentes estratégias foram desenvolvidas para combater a contaminação das florestas. Algumas das mais eficazes incluem a restrição de acesso e a prevenção de fogos florestais.

Um local particularmente afectado, conhecido como "Floresta Vermelha", situa-se a sudoeste de Chernobyl. Esta era uma floresta de pinheiros em que as árvores receberam doses até 100 Gy (...). Uma área de cerca de 375 ha foi severamente contaminada e em 1987 medidas de reforço foram tomadas para reduzir a contaminação da terra e prevenir a dispersão de radionuclidos através de fogos florestais. A camada superior do solo, entre 10 e 15 cm, foi removida e as árvores cortadas pela raiz.

(http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9899/grupo0009_altglobais/)