AREAL - Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, AREAL

Por iniciativa da AREAL - Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, foi levado a cabo um projecto de cartografia do recurso solar no Algarve, que preparou uma climatologia do recurso solar ao nível do Concelho e um conjunto de Anos Meteorológicos de Referência para serem usados em dimensionamento de sistemas, esquemas de incentivos e regulamentos.

(http://cies2006.org/site/index.php?option=com_content&task=view&id=102&Itemid=141)

O segundo concurso lançado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC) para 2008, recebeu 140 candidaturas (76 para medidas tangíveis e 64 para medidas intangíveis), de 21 entidades promotoras, com um investimento global candidato superior a 51 milhões de euros. (...)

A ERSE anunciará as candidaturas vencedoras até ao próximo dia 31 de Julho. São candidatas a ADENE - Agência para a Energia, Associação Empresarial da Região de Viseu, Associação de Municípios da Região de Setúbal, Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo, Agência Regional de Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores, Cooperativa Eléctrica do Vale D`Este, Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, Electricidade dos Açores, EDP Comercial, EDP Distribuição, EDP Serviço Universal, EDV Energia, Associação de Energia do Entre o Douro e Vouga, Empresa de Electricidade da Madeira, Energia e Ambiente da Arrábida, Endesa Energia, Agência Municipal de Energia de Gaia, Iberdrola, pólo de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, Instituto de Soldadura e Qualidade e Uníon Fenosa Comercial.

(http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=5176)

O objectivo da AREAL é estabelecer e pôr em prática uma Política Regional de Energia que contribua para o desenvolvimento no Algarve. De maneira a atingir este objectivo, a AREAL, em conjunto com parceiros locais e qualquer outra assistência internacional disponível, vai tomar medidas que irão levar à utilização mais eficiente da energia e explorar os recursos energéticos da região.

(http://www.vilamouraalgarve.com/nature/areal.htm)