A tecnologia das células de combustível têm sido alvo de uma investigação intensa, principalmente conduzida
pelos construtores de carros. A chamada célula de combustível com alimentação directa de metanol (DMFC)
apresenta-se actualmente como muito promissora (...). Esta tecnologia tem as seguintes vantagens principais sobre
as tecnologias concorrentes (...):
- eliminação dos sistemas de vaporização do combustível;
- eliminação do sistema complexo de humidificação;
- utilização da alimentação metanol/água simultaneamente como combustível e arrefecimento;
- sistema significativamente mais pequeno e leve.
(http://www.fe.up.pt/si_uk/projectos_geral.mostra_projecto?p_id=737)
O facto de o armazenamento do hidrogénio pressurizado nos veículos ligeiros não ser ainda actualmente viável,
devido à baixa autonomia do veículo e ao complicado sistema de abastecimento e distribuição de hidrogénio,
não implica portanto que a solução hidrogénio seja posta de parte.
Uma solução pode actualmente passar pelo metanol - CH3OH. A entalpia do metanol é
de 24 GJ/ton, metade da entalpia da gasolina (48GJ/ton), no entanto a eficiência de um motor de combustão
anda nos 20%, enquanto as células de combustível atinge os 35~40%. Conclui-se portanto que 1 ton de metanol
permite percorrer o mesmo percurso que 1 ton de Gasolina! A vantagem é óbvia quando se compara os 1.4 ton de CO2
produzidas por cada ton de Metanol com os 3.1 ton de CO2 produzidas por cada ton de gasolina => 45% de
redução.
(http://www.energiasrenovaveis.com/html/CANAIS/destaques/destaques0403.asp)
Os motores usam um combustível chamado glow fuel, pois tais motores são conhecidos como glow. O combustível
consiste numa mistura de álcool metílico (metanol) e um óleo lubrificante que pode ser óleo de
rícino que é de origem vegetal ou ainda óleos minerais derivados do petróleo.
(http://bragatel.pt/lac/Tecnicas18.htm)
O metanol é um componente comum em muitas tintas, solventes, vernizes, detergentes e soluções anticongelantes.
O envenenamento com metanol pode dever-se a um consumo intencional (suicídio) ou acidental. Estão descritas
várias situações que levam a um consumo acidental de metanol, tais como:
-Produtos marcados como álcool metílico ou álcool da madeira usados como substituintes do
etanol.
-Armazenamento impróprio de metanol em contentores normalmente associados ao etanol.
-Bebidas alcoólicas de proveniência ilícita (o metanol é frequentemente usado no seu fabrico).
-Armazenamento de metanol em garrafas de bebidas alcoólicas.
-O consumo acidental de metanol, tantas vezes trágico, pode ser prevenido. Para tal
algumas medidas podem ser tomadas, como por exemplo:
-Adequada etiquetagem dos produtos que contêm metanol (de preferência evitar o uso da palavra
álcool por esta estar associada ao etanol) (...).
(http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0304/Metanol/METANOL_ficheiros/frame.htm#slide0008.htm)
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