A tecnologia das c�lulas de combust�vel t�m sido alvo de uma investiga��o intensa, principalmente conduzida
pelos construtores de carros. A chamada c�lula de combust�vel com alimenta��o directa de metanol (DMFC)
apresenta-se actualmente como muito promissora (...). Esta tecnologia tem as seguintes vantagens principais sobre
as tecnologias concorrentes (...):
- elimina��o dos sistemas de vaporiza��o do combust�vel;
- elimina��o do sistema complexo de humidifica��o;
- utiliza��o da alimenta��o metanol/�gua simultaneamente como combust�vel e arrefecimento;
- sistema significativamente mais pequeno e leve.
(http://www.fe.up.pt/si_uk/projectos_geral.mostra_projecto?p_id=737)
O facto de o armazenamento do hidrog�nio pressurizado nos ve�culos ligeiros n�o ser ainda actualmente vi�vel,
devido � baixa autonomia do ve�culo e ao complicado sistema de abastecimento e distribui��o de hidrog�nio,
n�o implica portanto que a solu��o hidrog�nio seja posta de parte.
Uma solu��o pode actualmente passar pelo metanol - CH3OH. A entalpia do metanol �
de 24 GJ/ton, metade da entalpia da gasolina (48GJ/ton), no entanto a efici�ncia de um motor de combust�o
anda nos 20%, enquanto as c�lulas de combust�vel atinge os 35~40%. Conclui-se portanto que 1 ton de metanol
permite percorrer o mesmo percurso que 1 ton de Gasolina! A vantagem � �bvia quando se compara os 1.4 ton de CO2
produzidas por cada ton de Metanol com os 3.1 ton de CO2 produzidas por cada ton de gasolina => 45% de
redu��o.
(http://www.energiasrenovaveis.com/html/CANAIS/destaques/destaques0403.asp)
Os motores usam um combust�vel chamado glow fuel, pois tais motores s�o conhecidos como glow. O combust�vel
consiste numa mistura de �lcool met�lico (metanol) e um �leo lubrificante que pode ser �leo de
r�cino que � de origem vegetal ou ainda �leos minerais derivados do petr�leo.
(http://bragatel.pt/lac/Tecnicas18.htm)
O metanol � um componente comum em muitas tintas, solventes, vernizes, detergentes e solu��es anticongelantes.
O envenenamento com metanol pode dever-se a um consumo intencional (suic�dio) ou acidental. Est�o descritas
v�rias situa��es que levam a um consumo acidental de metanol, tais como:
-Produtos marcados como �lcool met�lico ou �lcool da madeira usados como substituintes do
etanol.
-Armazenamento impr�prio de metanol em contentores normalmente associados ao etanol.
-Bebidas alco�licas de proveni�ncia il�cita (o metanol � frequentemente usado no seu fabrico).
-Armazenamento de metanol em garrafas de bebidas alco�licas.
-O consumo acidental de metanol, tantas vezes tr�gico, pode ser prevenido. Para tal
algumas medidas podem ser tomadas, como por exemplo:
-Adequada etiquetagem dos produtos que cont�m metanol (de prefer�ncia evitar o uso da palavra
�lcool por esta estar associada ao etanol) (...).
(http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0304/Metanol/METANOL_ficheiros/frame.htm#slide0008.htm)
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