serviço de telecomunicações móveis, serviço móvel de telecomunicações, SMT, serviço móvel

O sucesso da estratégia comercial extremamente competitiva dirigida ao mercado empresarial bem como das acções conducentes à fidelização de clientes foi um forte impulsionador do acréscimo de consumo (...). O enorme crescimento da utilização dos serviços SMS, serviços de mensagens escritas, foi outro dos motivos que contribuiu para o acréscimo do volume de negócios, indiciando um novo impulso no desenvolvimento dos serviços de telecomunicações móveis em Portugal que continuarão a crescer suportados em novos serviços de mensagens, dados e internet, para além dos tradicionais serviços de voz.

(http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/investidores/InformacaoFinanceira/Noticias/arquivo/TMN+atinge+resultados+liquidos+de+8+milhoes+de+contos.htm)

Mesmo com a incerteza de virmos a ter um mercado a dois ou a três há a certeza do mercado do serviço móvel de telecomunicações estar maduro e estável. Actualmente três operadores repartem um mercado que vale perto de 3.000 milhões de euros e que vai crescer de forma moderada, cerca de 10% ao ano, nos próximos anos.

(http://www.insat.pt/insat/insat.nsf/cs_oligopolio/)

O SMT é encarado por vários dos respondentes como um serviço eventualmente com um grau de substituibilidade elevado face ao serviço de postos públicos. Quanto ao SFT, na modalidade de assinante, é considerado, na medida em que não permite o mesmo tipo de acessibilidade, como um serviço complementar ao prestado através de postos públicos.

(http://www.icp.pt/txt/template12.jsp?categoryId=33903)

No período em análise, os assinantes do serviço móvel realizaram mais de 1,7 mil milhões de chamadas, mais 1,5% do que no trimestre anterior e mais 5,2% que no trimestre homólogo.

(http://www.icp-anacom.pt/txt/template20.jsp?categoryId=1643&contentId=466728)