IP, protocolo IP, protocolo Internet

A Internet nasceu nos EUA em 1969 a partir do projecto ARPANET. O objectivo da ARPANET era a investigação na área dos sistemas distribuídos para aplicações militares. (...)

O protocolo IP foi criado em 1980 por Vint Cerf [e] Bob Kahn e adoptado como protocolo oficial para a ARPANET em 1982. (...)

Em 1983 surgiu a CSnet nos Estados Unidos, que foi a primeira rede científica a usar o protocolo IP (...).

Em 1985 Ben Segal é nomeado no CERN responsável pela criação de uma rede IP interna à organização. Em 1987, Daniel Karrenberg (system manager do "mcvax" em Amesterdão) visita Ben Segal no CERN, em consequência deste encontro os nós principais da EUnet são convertidos de UUCP para IP.

(http://www.lip.pt/events/2004/cern50/ist/da-web-a-grid-2.pdf)

Já está disponível o relatório final do Grupo de Reguladores Europeus (ERG) sobre interligação no protocolo Internet (IP) ao nível europeu, tendo em conta a actual evolução verificada a este nível em resultado dos desenvolvimentos ocorridos face às redes de nova geração (NGN) e à adopção massiva de serviços baseados no protocolo IP, como os serviços de voz sobre IP (VoIP). Este relatório apresenta o ponto de situação da interligação ao nível do protocolo IP, na Europa, abordando a forma como as alterações tecnológicas associadas às NGN podem afectar a regulação.

(http://www.icp.pt/template20.jsp?categoryId=54689&contentId=483751)