software de desenvolvimento

A realidade virtual (RV) ganhou na presente década alguma notoriedade (...). Para tal contribuíram diversos factores como o aumento das capacidades gráficas dos micro-computadores, o desenvolvimento de interfaces de fácil utilização, o aparecimento de software de desenvolvimento de ambientes virtuais (...), e a diminuição dos custos de equipamento. A sua aplicação tem-se intensificado e diversificado em áreas como a indústria e a arte, passando pela arquitectura, comunicação, medicina, entretenimento, investigação científica, educação, etc..

(...) O projecto do sistema consiste na especificação da configuração mínima do sistema de RV necessário. Deve especificar-se claramente (...):

- O hardware que receberá as instruções do utilizador e as transformará em acções no ambiente virtual (capacetes, luvas, sensores de posição, câmaras de vídeo, microfone, etc.). (...)

- O hardware que transformará as respostas dos modelos em informação compreensível para o utilizador (dispositivos de tacto e força, dispositivos visuais, headphones, etc.). (...)

- Software de desenvolvimento. Um software que atenda aos requisitos da RV deve ser interactivo, de navegação, de interacção, e autónomo, permitindo o uso de scripting (possibilidade de incorporar blocos de código) e a integração com multimedia.

(http://nautilus.fis.uc.pt/personal/jtrindade/~jtrindade/pub/articles/art10/art10.htm)