ISP, fornecedor de acesso à Internet, fornecedor de acesso Internet, fornecedor de serviços Internet, fornecedor de serviços de Internet, fornecedor de serviço Internet, fornecedor de serviço de Internet

A largura de banda tem sido apontada como a principal variável que limita a quantidade e a velocidade da circulação da informação na Internet. (...)

Por este motivo, os ISP nacionais procuram constantemente aumentar a largura de banda de acesso entre os seus servidores, os dos outros operadores e os computadores dos seus clientes.

(http://www.estudar.org/pessoa/internet/09futuro/banda.html)

Um "endereço IP" é um conjunto de números que é automaticamente atribuído ao seu computador quando acede ao seu fornecedor de acesso à Internet, ou através da rede local ("LAN") ou da rede da sua empresa ("WAN").

(http://www.claranet.pt/gca/?id=249)

No acesso à Internet dial-up, a ligação é feita directamente do modem do cliente para o fornecedor de acesso Internet (ISP). Quando é estabelecida a ligação, [é] imediatamente (...) atribuído um endereço IP (Internet Protocol) na rede, permitindo o acesso à internet..

(http://www.img.lx.it.pt/~mpq/st04/ano2002_03/trabalhos_pesquisa/T_2/cap3.htm)

O acesso à página na internet (...) [de uma] uma revista mensal maoista indiana com muitos anos de existência, está bloqueado desde meados de Junho, aparentemente pela empresa que aloja a página, a pedido do governo indiano.

Em Maio, o Ministério do Interior ameaçou dar instruções aos fornecedores de serviços internet para bloquearem "certas páginas com conteúdos pró-maoistas/naxalitas". Pouco depois, o Ministério das Comunicações e Tecnologia escrevia a um fornecedor de serviços internet avisando-o [de] que a página (...) "que está sob vosso controlo, aloja conteúdos antinacionais. Devemos alertá-lo que alojar esse tipo de página é punível por lei".

(http://www.paginavermelha.org/noticias/060703-india-peoplesmarch.htm)

Os Serviços [de correio electrónico] não devem ser utilizados para recolher respostas de e-mail não solicitado, enviado a partir de contas estabelecidas noutros PC's (hosts) de Internet ou serviços de e-mail que violam este Código ou o de qualquer outro fornecedor de serviços de Internet.

(http://www.cabovisao.pt/cgi-bin/brightserver/index.pl?SVC=1/2/7&CAT_ID=778&CATID=707)

O acesso ao serviço de e-mail efectua-se através dos seguintes protocolos e configurações:

Para receber mensagens:

- servidor POP3 (...):porto 110 (...); porto 995 (...);

- servidor IMAP4 (...): porto 143 (...); porto 993 (...).

Para enviar mensagens: servidor SMTP (...) - porto 25, com ou sem autenticação.

Caso não lhe seja possível ligar do exterior aos portos acima mencionados devido a restrições do seu fornecedor de serviço Internet, poderá utilizar o serviço de túnel (...) e posteriormente utilizar o seu programa de e-mail.

(http://www.ci.itn.pt/config_email.html)

A taxa de contenção representa a relação entre a largura de banda que os utilizadores de uma central contratam e a largura de banda que, efectivamente, liga essa central ao Fornecedor de Serviço de Internet (ISP). Assim, uma taxa de contenção de 1:50 indica que a largura de banda da ligação do ISP à central é partilhada pelos utilizadores numa relação de 1 para 50.

(http://www.anacom.pt/streaming/MargemADSL_6junho2007.pdf?categoryId=245322&contentId=491795&field=ATTACHED_FILE)