AM, amplitude modulada, modulação de amplitude, modulação AM, modulação em amplitude

A transmissão de sinais analógicos recorrendo a técnicas baseadas na modulação de portadoras é muito utilizada na difusão de som (radiodifusão) e sinais de televisão. As duas principais técnicas são a modulação de amplitude (AM) e a modulação de frequência (FM).

(...) Os sinais modulados em AM são muito sensíveis ao ruído e interferência aditivos, uma vez que a informação é transportada pela amplitude da portadora.

(http://piano.dsi.uminho.pt/netshare/adriano/Teaching/Comum/TecModul.html)

As tramas de amplitude modulada são as mais utilizadas hoje em dia porque são de processamento mais fácil, mais bem conhecidas e permitem resultados muito bons.

(http://www.universitas.pt/catalogo/ficheiros/RIP.pdf)

(...) A potência medida à saída do emissor de uma estação de CB não deve exceder:

a)1 Watt de potência de portadora no caso de modulação de amplitude, dupla faixa lateral (...);

b)4 Watts de potência de pico no caso de modulação de amplitude, faixa lateral única com onda portadora suprimida (...);

c)4 Watts de potência de portadora no caso de modulação angular (...).

(http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=2410&contentId=12568)

Os métodos de modulação AM são ainda hoje frequentemente empregues em difusão rádio e TV, comunicações ponto a ponto (SSB) e multiplexagem em telefonia.

(http://w3.ualg.pt/~sjesus/aulas/fdt/node43.html)

O sinal pode ser enviado utilizando várias técnicas de modulação. A mais simples para ligações por fibra óptica é por modulação de intensidade directa (...). Um dos métodos mais complexos, mas também mais eficiente, resulta da impressão do sinal em banda base numa subportadora eléctrica, antes da modulação em intensidade da fonte óptica. Técnicas usuais incluem modulação em amplitude (AM), modulação em frequência (FM) e modulação em fase (PM).

(http://paginas.fe.up.pt/~hsalgado/co/como_partII_metodologia_projecto.pdf)