ETNO, Associação Europeia de Operadores das Redes de Telecomunicações, Associação dos Operadores Europeus de Redes de Telecomunicações, Associação de Operadores de Redes de Telecomunicações, Associação Europeia de Operadores de Telecomunicações

O Grupo (...) participa activamente no conjunto de movimentos internacionais do sector das telecomunicações, que procuram contribuir para o desenvolvimento sustentável. A ETNO - European Telecommunications Network Operators' Association - é uma associação que se distingue pelo trabalho dedicado à gestão dos riscos ambientais. (...) Desde a criação da ETNO, em 1992, a PT tem sido sempre eleita para membro do seu Conselho Executivo.

(http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/SobreaPT/Sustentabilidade/visao_estrategia/visaoeestrategia.htm)

A alteração estrutural consagrada em Setembro de 2001 é ilustrativa da capacidade da CEPT para se adaptar e responder aos novos desafios que se colocam à escala mundial. Já em 1992, atendendo à necessidade de separar as funções de política estratégica e regulação, das funções puramente operacionais, todas elas até então concentradas na figura das Administrações, se verificara a primeira alteração significativa. Desencadeou-se, então, um processo de autonomização por parte dos operadores públicos de correios e de telecomunicações, os quais criam entretanto as suas próprias organizações: a Associação dos Operadores Postais Públicos Europeus (PostEurop) e a Associação Europeia de Operadores das Redes de Telecomunicações (ETNO).

(http://www.icp.pt/txt/template12.jsp?categoryId=7872)

A Associação dos Operadores Europeus de Redes de Telecomunicações (European Telecommunications Network Operators' Association - ETNO) realizou a 31 de Maio, em Bruxelas, a sua conferência anual, subordinada ao tema "Redes de nova geração: a próxima revolução das telecomunicações".

(http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=155243)

Na reorganização das Comissões de Estudos destacam-se duas "correntes", uma identificada com os fabricantes, outra com os operadores, tendo a Portugal Telecom subscrito uma proposta de um grupo de operadores europeus, com origem na Associação de Operadores de Redes de Telecomunicações (ETNO), e cujos principais objectivos são adequar a estrutura do Sector à realidade do mercado.

(http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=108439&contentId=215407)

Representantes da Associação Europeia de Operadores de Telecomunicações (ETNO) encontraram-se ontem em Bruxelas com [a] (...) comissária europeia para a Sociedade da Informação e [a] (...) comissária europeia para a competitividade, no âmbito do processo de revisão às políticas regulamentares da Europa para as Comunicações Electrónicas.

(http://tek.sapo.pt/4O0/673732.html)