Sector do Desenvolvimento das Telecomunicações, Sector de Desenvolvimento das Telecomunicações, UIT-D, ITU-D

As funções do Sector do Desenvolvimento das Telecomunicações dão cumprimento ao objecto da União (...) cumprindo, dentro dos limites da sua esfera de competência específica, a dupla responsabilidade da União enquanto instituição especializada da Organização das Nações Unidas e agente de execução para a implementação de projectos no quadro do sistema de desenvolvimento das Nações Unidas ou de outros acordos de financiamento, a fim de facilitar e melhorar o desenvolvimento das telecomunicações, oferecendo, organizando e coordenando as actividades de cooperação e de assistência técnicas.

(http://www.anacom.pt/txt/template12.jsp?categoryId=46818)

A Telemedicina foi incluída no conjunto de "Questões" a estudar pelo Sector de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT (União Internacional das Telecomunicações), na sequência do programa estabelecido na 1ª Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (Buenos Aires, 1994).

(http://www.icp-anacom.pt/txt/template20.jsp?categoryId=2788&contentId=13600)

Os recursos financeiros para as acções da UIT-D em 2006-2007 e os três cenários possíveis para a realização do TDAG em 2007 (uma ou duas reuniões, com interpretação e tradução utilizando entre 2 a 6 línguas) foram igualmente debatidos na reunião do grupo, que também analisou os planos operacional, estratégico e financeiro da UIT-D, a submeter ainda à apreciação da WTDC-06 e da Conferência de Plenipotenciários (PP-06).

(http://www.icp-anacom.pt/txt/template20.jsp?categoryId=85390&contentId=322199)

A necessidade da existência de normas (ou standards) levou a que o ITU crescesse e se subdividisse em várias partes. Uma delas, o ITU-T, rege a parte das telecomunicações. O ITU-R está mais virado para a radiocomunicação e o ITU-D para o desenvolvimento.

(http://www.olho.nu/ist/cav/mp3/pt_estudo-fraunhofer.htm)