atendedor automático, atendedor de chamadas

O atendedor automático é um recurso muito pouco utilizado e desta forma é o funcionário que permite ao cliente o acesso ao serviço em 98% dos casos. (...)

No acesso directo ao funcionário, o cliente espera 47". Quando o atendimento pelo funcionário é precedido pelo atendedor automático o cliente espera 2'33". Em termos médios, tendo em consideração a dimensão destes dois tipos de ocorrências, o tempo de espera até ao atendimento foi de 50".

(http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=30787)

Em 72% das chamadas é o funcionário que concretiza o acesso, tendo o cliente que esperar cerca de 15". Nas restantes ocorrências o cliente passa pelo atendedor de chamadas, aguardando [52"] até que o funcionário o atenda (...), daí que o atendimento nestas situações prefaça um tempo de espera total de 1' 11".

Efectuando uma ponderação pelo número de ocorrências que tiveram acesso pelo funcionário e que inicialmente passaram pelo atendedor de chamadas, obtem-se um tempo de espera médio de 31".

(http://www.anacom.pt/txt/template12.jsp?categoryId=18187)