Os actuais sistemas de comunicação móvel funcionam com frequências compreendidas entre os 900 e os 2170 milhões de
ciclos por segundo, ou Hertz (Hz).
(http://www.vodafone.pt/download/pdfs/pt/Jan2005_Perguntas_respostas_sobre_Comunica%C3%A7%C3%B5es_moveis.pdf)
A reprodução da música é muito mais exigente do que [a] da voz, requerendo a presença de todas as componentes espectrais perceptíveis
pelo ouvido humano. Deste modo, muitos dos sistemas áudio de alta-fidelidade apresentam uma banda entre os 20 Hz e 15 kHz,
a qualidade CD requer uma banda entre 20 Hz e 20 kHz e o som de qualidade profissional exige uma banda entre 20 Hz e 40 kHz.
(https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/101402/1/d:%5Cportatil%5Cdiscod%5Ccadeiras%5Csrt%5C2007%5Csrt_2006.pdf)
O som é a vibração ou a variação de pressão do ar sentida pelo ouvido. O padrão e o rácio dessas variações audíveis confere ao som
a sua qualidade única. O intervalo da percepção auditiva situa-se entre os 20 e os 20 000 ciclos por segundo.
(http://www.pcguia.xl.pt/0206/multimedia/100.shtml)
Uma das maneiras de objectivar matematicamente o fenómeno vibratório consiste em registar o número de oscilações verificadas
numa unidade de tempo. Chegamos, deste modo, ao conceito de ciclo/s ou Hertz, que designa a quantidade de vibrações
registadas durante um segundo (frequência). O ouvido humano é capaz de reagir a oscilações cuja frequência está compreendida entre os
16 e os 20 000 Hertz. Mas existe uma gama vastíssima de sons que não são perceptíveis pelo sistema auditivo. Estão neste caso
os infra-sons, que se situam abaixo do limiar de frequências audíveis, e os ultra-sons, que estão acima desse limiar.
(http://www.ipv.pt/forumedia/3/3_fi6.htm)
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