ecoturismo, turismo ambiental, turismo verde

A importância do [e]coturismo não se limita apenas ao seu volume, mas, sobretudo, ao que esta opção de desenvolvimento sustentável representa em termos estratégicos mundiais: Protecção dos ecossistemas que representam a maior parte da biodiversidade [m]undial, sendo simultaneamente uma das suas mais importantes ferramentas financeiras - criação directa e indirecta de receitas; Benefício directo das comunidades locais, pois normalmente são agentes locais que estão envolvidos na exploração desta actividade que se baseia em infra-estruturas de pequena dimensão - criação directa e indirecta de postos de trabalho e riqueza.

(http://www.isla.pt/isla/PosGraduacoes/Ecoturismo/Apresentacao/apresecoturismo.htm)

Por tudo isto nós dizemos que Tróia deve ser encarada como património de todos e como tal defendida. O seu grande potencial ecológico e paisagístico faz deste local um excelente núcleo de turismo ambiental de grande qualidade, que deverá fazer parte duma Reserva Natural do Estuário do Sado alargada e assim mais coerente.

(http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=1975)

O Parque Nacional da Peneda - Gerês é o principal cartaz de visita do concelho. A serra do Gerês é um santuário, terra de rios e de nascentes, de cerros alcantilados, de névoa e de silêncio, de morros e de gargantas. É o verde e o amarelo, o azul, os vários tons de castanho e o pontilhado do branco das flores que conferem ao Parque características próprias e uma personalidade única. As terras bourenses voltam-se agora, também, para o turismo. Este é um turismo verde, com tudo o que ele exerce de fascínio, de beleza e até de exótico, se o aliarmos ao passado testemunhado pelos espólios legados pela ocupação romana e que só contribuíram para engrandecer esta obra[-]prima da natureza.

(http://www.netmenu.pt/regioes_ficha.asp?destaque_id=91)