Parque Natural da Serra de São Mamede, PNSSM

O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) é uma área protegida situada na região fronteiriça do Nordeste Alentejano. (...) O Parque surpreende o seu visitante pela beleza e diversidade da sua paisagem. A zona Sul do Parque apresenta um relevo suave e ondulado, com uma altitude que varia entre 300 e 400 m. O Patamar de Portalegre, que se situa a uma altitude de 400 a 500 m, forma uma espécie de degrau que sobressai da zona Sul do parque. Constitui uma zona de transição entre a paisagem tradicional alentejana e a Serra. A Serra propriamente dita, que se situa na sua maioria a Norte e Centro da área do Parque, com altitudes superiores a 800 m, é uma zona marcada paisagisticamente pelo atravessamento de cristas quartzíticas e por relevos proeminentes.

( http://www.horta.uac.pt/intradop/noticias/Eventos/Programa_SSM.pdf)

Na zona do PNSSM observamos dois tipos de climas distintos que se fazem sentir, o Atlântico (observado geralmente a Norte e nas zonas de altitude), e o Mediterrânico (o que caracteriza e marca a região). Assim, nas vertentes que se encontram expostas a SW temos um clima mais quente e seco com temperaturas médias anuais que rondam os 15-16ºC, e uma precipitação anual de cerca de 600 mm, enquanto que nas vertentes expostas a NE temos um clima frio e húmido (temperado), com temperaturas médias anuais que rondam os 13-14ºC e uma precipitação anual entre 700-800 mm.

(http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT/Areas+Protegidas/ParquesNaturais/SerraSMamede/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o+fisica.htm?res=1152x864)