(...) [A] 30 de Abril de 1896 o engenheiro Mesnier de Ponsard obteve da C�mara de Lisboa uma concess�o para a constru��o e explora��o
de um elevador que, partindo das escadinhas de Santa Justa em movimento vertical, fizesse a liga��o com o largo do Carmo por meio
de um passadi�o colocado sobre a rua do mesmo nome. A 6 de Junho de 1899 foi concedida uma licen�a provis�ria para a sua constru��o (...).
(http://www.carris.pt/index.php?area=servicos&subarea=servicos_ascensores_stjusta) Quando em 20 de Abril de 1888 a Nova Companhia dos Ascensores Mec�nicos de Lisboa assinou um novo contrato com a C�mara Municipal de
Lisboa, obteve a concess�o para a instala��o de mais um ascensor que, partindo da Rua de S.Paulo pela Rua de Duarte Belo, deveria
efectuar liga��o com o Largo do Calhariz.
(...) O sistema de trac��o era de cremalheira e cabo por contrapeso de �gua. Cada carro estava equipado com um reservat�rio de �gua
que esvaziava sempre que chegava � Rua de S. Paulo e enchia quando no Largo do Calhariz, de modo que a simples diferen�a de peso fazia
funcionar o sistema.
(http://www.carris.pt/index.php?area=servicos&subarea=servicos_ascensores_bica)
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