Castelo de Vila Viçosa

Castelo de Vila Viçosa

Impõe-se esta edificação pela sua monumentalidade. Olhando ao poente, a Porta de Évora domina a larga avenida de acesso ao burgo fortificado, que é uma das cinco que serviam a cerca medieval da época dionisiana, reconstruída no século XVII por motivo das Guerras de Restauração, de que este castelo foi palco activo.

Se entrarmos pela Porta de Estremoz (do lado N.) penetramos no dedáleo do velho burgo medieval onde persistem algumas portas ogivais e logo se nos depara a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

A fortaleza, no interior da cerca, protegida por um fosso de 7 metros de altura e 6 de largura, servida por uma ponte levadiça, reconstruída, foi a primeira residência dos duques de Bragança (até 1505). Nas suas dependências, de elegante traça, está instalado um Museu Arqueológico com peças encontradas na região e um outro, o Museu da Caça.

Percorrendo o chamado caminho da ronda, terá o visitante ocasião de abranger um inesperado e belo panorama dominante de toda a vila-museu e extensivo, do lado do Noroeste, a Juromenha e Olivença.

(http://www.cm-vilavicosa.pt/turismo/passeios02.htm)