O Elevador do Lavra, é o mais antigo dos elevadores lisboetas, tendo sido inaugurado oficialmente em 19 de Abril de 1884. Perfaz
um percurso entre o Largo da Anunciada e a Travessa do Forno do Torel, através da calçada do Lavra, dando acesso a um dos mais pequenos
miradouros da cidade, o jardim do Torel. É constituído por dois carros, ligados por cabo subterrâneo, que sobem e descem alternada e
simultaneamente em duas vias paralelas de carris de ferro. O seu sistema de locomoção inicial funcionava por cremalheira e por contrapeso
de água. Em 1885 começa a funcionar um sistema a vapor e, finalmente, em 1915 procedeu-se à sua total electrificação.
(http://webserver.cm-lisboa.pt/turismo/mapanovo/PesquisaEquipamentosPT.asp?VarXY=&Vardisplay=ELEVADOR%20DO%20LAVRA)
Em Dezembro de 1915 o Ascensor do Lavra retomou o serviço. Em 1826, por dissolução da Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de
Lisboa passou a ser propriedade da Companhia Carris.
Os trabalhos de conservação a que periodicamente a Companhia o submete deram aos carros novas roupagens
passando o amarelo a ser a cor dominante.
Tendo comemorado um século de existência em 1984, o ascensor da Calçada do Lavra detém o privilégio de ser o 1º transporte
que Lisboa viu defrontando com êxito uma das suas encostas mais íngremes e encontra-se, desde Fevereiro de 2002,
classificado como Monumento Nacional.
(http://www.carris.pt/index.php?area=servicos&subarea=servicos_ascensores_lavra)
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