Sé Catedral do Porto, Sé do Porto

A Sé Catedral do Porto está construída em cruz latina e tem três naves com abóbadas em ogiva. Nas alas laterais do edifício encontram-se as capelas do Santíssimo Sacramento, de S. João Evangelista, de S. Pedro e de S. Vicente. Pode ainda encontrar-se, anexado ao edifício, o túmulo de João Gordo, cavaleiro da Ordem de S. João de Malta e almoxarife de D. Dinis.

(http://lazer.publico.clix.pt/artigo.asp?id=6501)

As origens da Sé do Porto recuam à Alta Idade Média, provavelmente aos tempos suevos, de que subsistem indícios dando conta da existência de um bispo do Porto. Mais tarde, com a presúria de Vímara Peres, em 868, a antiga catedral teria sido reedificada, conjuntamente com outras igrejas da região, época de que restam testemunhos arqueológicos muito fragmentados. Em 1110, foi nomeado bispo do Porto D. Hugo, homem oriundo de Compostela e que impulsionou a construção de uma catedral românica.(...)

A majestosa fachada principal, que mantém ainda as torres românicas e o óculo original no corpo central, foi remodelada em 1772, numa campanha rococó que substituiu o primitivo portal românico e conferiu ao alçado poente o aspecto cenográfico que hoje possui, com o portal ladeado por duas colunas geminadas que suportam um frontão que termina em nicho, onde se conserva a imagem da padroeira da Sé do Porto, Nossa Senhora da Assunção.

(http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=70397)